Amor e... Giloca "A Vida de um Catraio"  
Dicas - Como tirar nódoas... e
Dicas - Como tirar nódoas... e

MAIS INFORMAÇÕES INTERESSANTES PARA TRATAR « MANCHAS E...».


 ooooOOOoooo


Importante:
Não nos responsabilizamos por qualquer "dano inerente a estas informações"... elas são dadas com o intuito de ajudar. Antes de empregar os produtos ou fazer algo... "devem experimentar primeiro, fazendo também atenção a se proteger adequadamente."




ooooOOOoooo



Nódoas de Vinho Tinto
Para retirar uma nódoa de vinho tinto, logo de seguida esfregue com sumo de limão e depois lave normalmente


 


Nódoas de baton
Deve limpar o mais depressa possível! Raspe o local com uma faca. Depois humedeça um pano limpo com solvente para limpeza a seco e esfregue a nódoa, actuando da borda para o centro para que a área manchada não alastre.


Mau cheiro em casa
Asse cascas de laranja ou de limão. Em pouco tempo terá um ambiente perfumado.
Suspenda uma esponja molhada numa divisão da casa, pois esta encarrega-se de absorver os cheiros indesejados


Mãos a cheirar a bacalhau
Poderá eliminar o cheiro de bacalhau nas mãos esfregando-as com umas gotas de vinagre ou de limão. Depois passe as mãos por água morna, antes de as lavar


Dicas de Limpeza - Casa


Juntas dos azulejos:
As juntas dos azulejos da casa de banho ou da cozinha que ficam escuras retomarão o seu aspecto de novas se as limpar com um pincel humedecido em lixívia pura.
Janelas de alumínio:
Para manter as janelas e esquadrias de alumínio sempre limpas, deve-se limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Depois, é só passar um pano macio ou flanela.


Mobiliário
Móveis pintados de branco:
Para limpar móveis pintados de branco esfregue-os com leite ou com uma solução de leite e água.



Molduras:
Para limpar molduras passe uma flanela ou um pincel macio e retire a poeira. Em seguida, humedeça um pano em querosene e passe em toda a volta. Para prevenir o ataque de traças, uma vez por ano, passe querosene também na parte de trás de todo o quadro.


Vestuário e Calçado
Ténis:
Para deixar os seus ténis bem branquinhos, mergulhe-os num balde com sabão em pó, água e uma colherzinha de amoníaco, e deixe por alguns minutos;
Objectos de couro:
Os objectos de couro quando guardados em lugares húmidos, ficam manchados de mofo. Se isso aconteceu, limpe esfregando a parte manchada com vaselina, deixando uma camada de um dia para outro. No dia seguinte limpe esfregando com um pano macio.



Pastilha elástica:
Para tirar goma de pastilha, coloque a peça manchada no congelador, e a borracha congelada sai com facilidade passando-se a unha.


Odores
Cheiro a Tabaco:
Para tirar o cheiro de tabaco de um ambiente, molhe uma esponja macia em vinagre branco, coloque num prato perto do local;
Cheiro a tinta:
Para tirar de qualquer ambiente, o cheiro de tinta, deixe no local uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola.


O sal para limpar a sua casa:
Você sabia que você pode limpar o seu tapete usando sal? O sal é um agente extraordinário de limpeza e desodorização para toda sua casa. Esse artigo possui várias receitas para soluções caseiras de limpeza que podem competir com muitos produtos comerciais actuais. Portanto, encha o armário de sal e esteja pronto para enfrentar a limpeza mais difícil da sua casa. Vamos começar com o banheiro.


Pias:
Faça uma pasta de aguarrás com sal para restaurar fixações esmaltadas brancas que amarelaram. Use em pias, banheiras ou vasos sanitários. Aplique, deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, passe uma esponja húmida.


Tapete:
As manchas de tapete são muito difíceis. O sal está aí para ajudar.


Mancha gordurosa:
Para uma mancha gordurosa no tapete, remova primeiro o máximo de líquido possível, cobrindo a mancha com sal. Isso evitará que a mancha de gordura se espalhe. Em seguida, siga as instruções do fabricante de tapetes. Pode ser necessária uma solução de limpeza à seco ou um detergente de enzimas.


Gordura:
Remova manchas de gordura de um tapete com uma mistura de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue bastante, indo na mesma direção da felpa do carpete e, em seguida, enxágüe com água.


Vinho tinto:
Retire imediatamente toda a humidade do vinho derramado e pulverize a área com sal. Deixe a mancha descansar por 15 minutos. O sal deverá absorver qualquer vinho remanescente no tapete (tornando-se rosa, como resultado) Em seguida limpe toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.


Revitalize sua mobília:
A mobília pode durar mais quando você consertá-la, especialmente quando o sal é utilizado.


Vime:
Evite que a mobília de vime branco amarele, escovando-a com uma escova dura, umedecida com água salgada. Escove e deixesecar no sol.


Madeira:
Quando um prato quente ou água tiver estragado a superfície de uma mesa de madeira, tire a mancha com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal. Limpe com a pasta e esfregue levemente com um tecido macio.


Estanho:
O estanho deve ser limpo delicadamente, pois é um metal delicado, que pode ser facilmente danificado. Adicione farinha à mistura de uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre, até que se torne uma pasta lisa. Aplique a pasta à peça de estanho. Deixe secar por meia hora e enxágüe com água quente. Passe um pano macio seco, tendo o cuidado de remover o resíduo da pasta de todas as ranhuras ou áreas escondidas.


Metal:
Para limpar superfícies brilhantes de cobre ou latão, faça uma pasta com partes iguais de sal, farinha e vinagre. Esfregue com um tecido macio e deixe descansar por uma hora. Depois, esfregue com um pano macio e limpo.


Limpe manchas de peças decorativas de cobre espirrando vinagre e sal nelas. Esfregue as peças com uma esponja e enxágüe cuidadosamente, verificando se removeu todos os rastros sal. Repita, se necessário.


Limpe latão ou cobre levemente manchado com um pedaço de limão mergulhado no sal. Enxágüe quando tiver terminado.


O sal também pode ser o melhor amigo do faz-tudo. Continue a ler para ver como o sal pode ser uma solução barata e fácil para limpar sua casa.


Utilizando o sal para pequenos reparos em casa


As propriedades químicas do sal também o tornam útil para muitos trabalhos comuns de reparo e manutenção na casa. É possível usar o sal para fazer seu próprio gesso. O sal também faz maravilhas para remover a ferrugem e fazer com que as velas novas parem de pingar. Vamos começar com a recuperação de paredes.



Gesso:
Misture duas colheres de sopa de sal e duas colheres de sopa de amido de milho e adicione água suficiente (cerca de cinco colheres de sopa) para fazer uma pasta grossa. Use a pasta para preencher um pequeno orifício de prego ou outro orifício em gesso. Deixe a pasta secar, lixe levemente e pinte.


Velas:
Impeça que velas novas pinguem, mergulhando-as primeiro em uma solução forte de 1/2 xícara de água e 1/2 xícara de sal durante várias horas. Deixe as velas secarem e queime-as normalmente.


Lareiras:


Jogar um pouco de sal na lareira ajudará a soltar a fuligem dentro da chaminé. Também cria uma chama alegre de amarelo brilhante.


Ferrugem:


Misture sal e creme de tártaro e umedeça com água suficiente para criar uma pasta. Aplique a uma mancha de ferrugem em uma mobília externa de metal. Deixe descansar no sol até secar. Repita o processo, se necessário.


Você também pode remover ferrugem criando uma pasta de suco de limão e sal. Aplique esta pasta ao objeto com ferrugem e esfregue com um pano macio seco.


Como vimos, o sal não serve apenas para a mesa de jantar. Pode ser ótimo para limpeza e reparos domésticos também.


Retirar o cheiro de mofo do armário:
Ferver um litro de vinagre num recipiente e colocar dentro do armário com as portas fechadas por 3 horas. Depois de retirar, passar um pano molhado no vinagre por dentro e por fora do móvel. Deixar aberto por várias horas para que seque bem. Ou então pendurar uma meia fina velha com serragem de cedro (evita o cheiro e espanta as traças).


Limpar ferrugem:
Pano embebido em benzina ou ácido clorídrico. Fazer a operação com luvas de borracha e deixar a divisão da casa bem arejada. Mudar de pano quando este se sujar.


Limpar mármore:
Esfregar com uma flanela e um pouco de parafina.


Limpar janelas e alumínio:
Limpar uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Depois passar um pano macio ou flanela.


Limpar vidros e espelhos:
Misturar 1 litro de água e 1 colher de vinagre, ou usar a solução de fervura das folhas de chá já utilizadas.


Limpar, afastar insectos e purificar o ambiente
Misturar 1 litro de álcool, canela em pau e cravo, deixar tampado por 3 dias. Depois colocar num borrifador e borrifar pela casa.


Limpar o ferro a vapor:
Passar uma lixa muito fininha delicadamente na base. Limpar com um pano macio e limpo.


Limpar objectos de bronze:
Misturar em partes iguais de água, vinagre de álcool e amoníaco. Depois de passar essa solução, enxaguar.


Limpar móveis envernizados:
Remover a poeira grossa com espanador para não arranhar. Em seguida passar um pano limpo, e para dar brilho passar um pano humedecido com lustra móveis e lustre com flanela.


Limpar móveis pintados de branco:
Esfregar com leite ou com uma solução de leite e água.


Limpar móveis de fórmica:
Esfregar com um pano embebido em álcool e em seguida dar brilho com flanela limpa e seca.


Limpar móveis de vime:
Com água quente misturada com bicarbonato de sódio. Deixar secar sob o sol.


Limpar móveis de cana da índia:


Com flanela húmida; passar o lustre aos móveis.


Limpar móveis laqueados:


Usar uma esponja molhada em água misturada com um pouco de amoníaco. Para dar brilho usar uma flanela limpa e seca.


Limpar sofá de couro branco:


Usar escova macia com sabonete neutro para limpar e em seguida hidratar o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passando no objecto de couro e deixar secar. Nunca usar óleos ou produtos abrasivos, nunca guardar peças em couro dentro de sacos de plástico, o couro precisa respirar. Sempre que poder passar um pano húmido e deixar secar (nunca ao sol).


Limpar esteira de palha:


Mergulhe a esteira de palha em água salgada e esfregar com esponja. Deixar secar ao ar livre.


Limpar abajur:


Retirar a poeira com um pano macio e, depois aplicar na sua superfície, com ajuda de um pincel, uma mistura, em partes iguais, de óleo de lavanda e álcool metílico. Na cúpula, convém usar o aspirador de pó, com escovas pequenas. Reavivar as franjas que debruam alguns abajures, com um pano impregnado com álcool metílico e amoníaco (usar luvas de borracha e abrir bem as janelas sempre que trabalhar com amoníaco).


Limpar molduras:


Passar uma flanela ou um pincel macio e retirar a poeira. Em seguida, humedecer um pano em querosene e passar em toda a volta. Para prevenir o ataque de insectos em molduras de madeira, uma vez por ano, passar querosene também na parte de trás de todo o quadro.


Limpar o telefone:


Com álcool etílico, sem esquecer de limpar o auscultador e o microfone, se forem removíveis.


Limpar velas:


Com algodão embebido em álcool etílico


Limpar garrafas de cristal:


Passar com borra de café. Se a garrafa estiver suja por dentro, colocar água até metade com vinagre e sal. Sacudir até soltar toda a sujidade. Se persistir, colocar alguns grãos de milho e agitar. Depois, é só enxaguar e deixar secar.


Limpar a televisão ou ecrã do computador:


Com um pano macio e embebido em álcool etílico. Passar um pano húmido e secar com outro pano que não solte pelinhos. Cuidado para fazê-lo com o aparelho desligado.


Limpar ursos de peluche:


Para limpeza e remoção de ácaros dos ursos de peluche, colocar uma bacia com sabão em pó, misturar bem até fazer espuma, usar essa espuma e esfregar por todo o peluche. Tirar o excesso de espuma e líquido com um pano seco e limpo e deixar secar ao sol. Quando estiver seco colocar no congelador durante 24 horas (pois os ácaros não suportam baixa temperatura por muito tempo).


- Limpar urina do gato: usar uma bebida gaseificada pois as bolhas do gás ajudam a remover a sujidade. Utilizar um eliminador de odores para que não sobrem nem vestígios do cheiro, caso contrário o gato continuará a urinar no mesmo local. Não confiar apenas no seu odor.


DICAS PARA FACILITAR A LIMPEZA


- Para tirar manchas de tinta da roupa, deixe-a de molho no leite, ou esfregue-a com sal e limão ou ainda com líquido de Dakin (hipoclorina).


  
- Para tirar o mofo de armários , coloque um saleiro com bicarbonato de sódio ou cal virgem na gaveta do mesmo.


 
- Para tirar manchas de gordura da roupa, coloque farinha de trigo ou talco sem perfume sobre a mesma, coloque um papel absorvente e passe o ferro por cima do papel. A gordura ficará no papel.




- Para tirar manchas de café ou chá da roupa, lave imediatamente com água fervente ou esfregue com um cubinho de gelo.


 
- Para tirar manchas de vinho tinto das roupas, coloque em seguida sobre ela, farinha de mandioca ou polvilho, até que embeba a farinha. Depois, lave com água e sabão.


 
- Para que os tostados soltem com facilidade na hora de lavar os refractários é só untar as alças e as beiradas dos mesmos com margarina.


 
- Para acabar com as formiguinhas da pia ponha pó de café usado onde elas caminham.


 
- Os vidros ficarão limpos e transparentes se lavados com uma mistura de 1 litro de água e 1 colher de vinagre.



NA COZINHA


- Para evitar que o arroz guardado humedeça, coloque uma fatia de pão no recipiente utilizado, trocando-a de quando em quando.


 - Quando usar somente meio abacate e para que a outra metade não escureça polvilhe sobre sua superfície farinha de rosca.


 
- Ao guardar ovos na geladeira evite que os mesmos fiquem próximos de alimentos de cheiro forte, pois por terem a casca porosa absorvem o odor dos mesmos.


 
- Não tempere o bife com o sal antes de fritá-lo pois o sal desidrata a carne fazendo-a perder suas propriedades nutritivas.


- Para verificar se a gordura está na temperatura ideal para frituras e só colocar um pedaço de pão amanhecido na frigideira. Se tostar num instante a temperatura está ótima para fritar batatas, bifes e peixes.


 
- Para evitar que o cheiro da fritura se espalhe pela casa e só queimar um pouco de açúcar ou de casca de laranja.


 
- Para que as batatinhas fritas fiquem sequinhas haja da seguinte maneira: depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutos e logo após em água gelada.Escorra-as bem, frite em bastante óleo e coloque-as sobre o papel toalha


.
- Para tirar a pele do tomate com mais facilidade, faça um corte em cruz na ponta do mesmo. Mergulhe-o em água fervente por 2 minutos.Retire-o e passe-o na água com gelo.


 
- Para tirar os bichinhos das verduras (brócolis, couve-flor) lave-as muito bem e mergulhe-as em água com sal, vinagre ou limão durante algum tempo.Verificará que ao despejar a água ela sairá cheia de bichinhos.




- Para tirar o gosto de queimado do feijão que grudou na panela, pegue um pouco do feijão e coloque-o no mármore da pia.Coloque em cima dele a panela com o feijão queimado e vá girando em circulo por uns minutos.Transfira o feijão para outra panela e verá que o cheiro e o gosto terão desaparecido.


 
- Se salgar demais um prato coloque ai umas batatas a cozinhar que as mesmas absorverão o excesso de sal.



- Para tirar cheiro de peixe das mãos lave-as com água e sal ou vinagre e sal.


 
- Para saber se o ovo está fresco é só mergulha-lo em panela com água fria e salgada. Ele não deve boiar.


 
- Para que os olhos não ardam ao descascar cebolas, coloque-as numa vasilha com água gelada por 15 minutos.


 
- Para amolecer a carne, junte um pouco de leite frio e deixe repousar por 30 minutos.



- Quando na receita pedir casca de limão ou laranja ralada, rale somente a parte verde ou amarela, pois a parte branca dará sabor amargo.


 
- Antes do preparo de aves, deixe-as pelo menos 1 hora em água com rodelas de limão,vinagre e sal para tirar o cheiro.


 
- Quando quiser soltar o arroz grudado no fundo da panela é só retirar a panela do fogo e colocá-la sobre um pano molhado em água fria.


 
- Para evitar que o alumínio do banho-maria escureça é só colocar rodelas de limão.


 
- Para o leite não grudar no fundo da panela, ferva-o numa vasilha molhada.


 
- Para amolecer a carne dura, junte algumas gotas de calda de abacaxi.,ou se tiver leite de mamão verde.


 
- Para melhorar o sabor do óleo mergulhe nele algumas azeitonas. Após alguns dias o gosto delas passará para o óleo.


 
- Para tirar o cheiro dos legumes e verduras ao serem cozidos, junte uma casca de pão na água que vai cozinhar. Ela absorverá o cheiro.


 
- Quando fizer rocambole não bata muito a massa pois ela se quebrará ao enrolar.


 
- Quando for fritar batatas lave-as inteiras ,seque-as com um pano e só depois corte-as no tamanho desejado.


 
- Para a galinha cozinhar rápido coloque na panela onde for cozinhá-la, um objeto de prata.



- Para abrir conchas de mariscos mais facilmente lave-as em água fria, coloque-as em um saco plástico e ponha no congelador por uma hora.


 
- Para descascar ovos cozidos com maior facilidade. mergulhe-os em água fria e quebre-os em volta da casca.Ela sairá facilmente.
- Para cortar um bolo muito fresco molhe a faca em água fria.



CONSELHOS ÚTEIS PARA LIDAR COM O MICROONDAS


- Em nenhuma hipótese coloque copo com água pra ferver no microondas,porque ao retirar o copo do micro poderá criar bolhas e correrá o risco de provocar queimaduras.


 
- Nunca aqueça no microondas alimentos embalados em vidro totalmente fechados.




- Nunca limpe seu microondas com produtos inflamáveis.



- Nunca cozinhe ovos com casca( nem sem casca mesmo cozidos ).



- Nunca ligue o forno do microondas quando o mesmo estiver vazio.



- Nunca faça frituras no microondas.



- Nunca estoure milho de pipoca comum.Utilize somente os apropriados para microondas.



Suco de limão em vez de leite:
Para eliminar manchas de frutas nos tecidos é melhor usar sumo de limão no lugar de leite quente. Pingamos algumas gotas de limão sobre a mancha recente e deixamos o sumo penetrar. Depois lavamos a roupa normalmente. No tecido branco as manchas nem sempre desaparecem por completo


Limpando prata:
Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água em temperatura ambiente com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução. A prata vai brilhar de novo.


Pasta de dentes para limpar a prata:
Talheres e jóias de prata estão sempre escurecendo. Podemos clareá-los facilmente com uma pasta de dente. Esfregamos a prata com a pasta até brilhar. Depois lavamos em água quente e enxugamos.


Acetona


Utilização:
A Acetona é um dissolvente inflamável, devendo ser, por isso, manuseado com precaução. É vendida em lojas de tintas e em algumas antigas drogarias. Trabalhe com luvas, afastando de qualquer fonte de calor e de qualquer chama. Os removedores de verniz para as unhas contêm por vezes acetona. Pode servir-se deles para limpeza de pequenas nódoas, mas experimente-as previamente, pois deixam auréolas.


Emprego:
A Acetona remove o verniz, as marcas de tinta fresca, as nódoas de óleo, a cera, o alcatrão e as nódoas de gordura.


Importante:
Nunca utilize acetona sobre acetato ou seda artificial. A acetona destrói-os totalmente e de forma irrecuperável.


Ácido clorídrico


Utilização:
Disponível ao público em garrafas de litro. Prefira antes uma solução de ácido clorídrico diluído, menos nociva que o ácido puro. O ácido clorídrico, muito corrosivo, ataca a pele e as mucosas. É imperativo manuseá-lo com luvas e em local arejado.


Emprego:
- O ácido clorídrico desoxida os metais e ataca o cobre oxidado, mas não o ouro ou a platina. Limpa completamente os mármores sujos e manchados.
- Pode utilizá-lo também para desentupir as canalizações do lava-louças ou das casas de banho.
- Na proporção de 1/4 de ácido para 3/4 de água, o ácido clorídrico retira as marcas de bolor nas juntas dos azulejos da cozinha ou da casa de banho. Esta mistura também renova o cimento.


Importante:
Após qualquer utilização, é inevitavelmente necessário lavar abundantemente com água pura o objecto ou o local desoxidado pelo ácido.


Água Oxigenada


Utilização:
Desinfectante e descolorante, a água oxigenada só se adquire em pequenas quantidades, pois altera-se rapidamente, perdendo a sua eficácia. A água oxigenada exposta ao ar e à luz torna-se menos activa. Se não apresenta qualquer bolha ou espuma, pode deitá-la fora.


Emprego:
- Em pequenas superfícies, utilize a água oxigenada para descolorir os tecidos. O resultado será comparável ao da
llixívia... e mais económico.
- A água oxigenada descolora também os cabelos. Atenção: a cor obtida nem sempre é das mais deslumbrantes.
- Diluída na proporção de 1/4 de volume em água a água oxigenada remove as manchas de bolor em pequenos objectos e tira-lhes o odor.


Importante:
A Água oxigenada vende-se mais ou menos concentrada na farmácia, sendo de 10, 20, 30 e até mesmo de 40 volumes. As preparações mais concentradas devem ser manuseadas com muita precaução.


Álcool a 90º


Utilização:
O Álcool a 90° adquire-se nas farmácias em pequenas quantidades (frascos de 250 ml max).. O álcool serve principalmente para desinfectar. Vantagem: não deixa qualquer odor após a sua utilização.


Emprego:
- Com o álcool a 90° poderá desinfectar os auscultadores do telefone. Embeba um disco de algodão em álcool; troque-o quando ficar sujo.
- Pode também limpar as cabeças de leitura de um leitor de cassetes audio ou vídeo. Mergulhe o algodão no frasco de álcool a 90º, esprema-o em e mude-o assim que ficar sujo.


Importante:
Sendo o álcool a 90° mais caro do que o álcool desnaturado, convém utilizá-lo com moderação. Recuse os frascos sofisticados indicados por determinados farmacêuticos, permitindo-lhes assim aumentar significativamente o preço deste produto.


Álcool de queimar ou desnaturado


Utilização:
O álcool de queimar adquire-se em garrafas de plástico de litro nas drogarias e nas secções de produtos de limpeza dos supermercados. Prefira o álcool de queimar sem odor e desnaturado, mais agradável de manusear. Não fume quando manusear o álcool de queimar, pois é muito inflamável, tal como o seu nome indica.


Emprego:
O álcool desnaturado tem múltiplas utilizações numa casa.


 
- Para remover a sujidade da base do ferro de passar roupa, ou para dissolver os resíduos enegrecidos, embeba uma esponja ou uma boneca de tecido em álcool aq uecido. Mas nunca coloque álcool no reservatório de água do seu ferro a vapor.


 
- Para eliminar o tártaro em profundidade, utilize vinagre de vinho branco diluído na proporção de 2/3 para 1/3 de água.




- Para remover as marcas de tinta, utilize álcool puro,que retirará as marcas de canetas de feltro e de esferográfica, mesmo nos tecidos sintéticos (excepto no acetato).


 Determinadas canetas de feltro e esferográficas são basicamente compostas por tinta indelével. Após a sua utilização nada a pode remover.



- Para limpar nódoas dos tecidos, embeba uma boneca de tecido em álcool. Para retirar as nódoas de outros materiais, utilize papel absorvente.



- O álcool desnaturado também consegue remover as manchas recentes de erva, musgo, fruta, café ou chá.



- Para limpar vidros, ecrãs de televisão, de computados, lâmpadas e espelhos, utilize álcool puro ou grés diluído.



- Para dar brilho às superfícies plásticas, friccione-as com álcool, com a ajuda de um pano que não largue pêlo ou de um bocado de papel absorvente.



- Para restituir o brilho a um móvel de madeira envernizado, junta 2/3 de álcool a 1/3 de óleo de linhaça. Passe essa mistura sobre o móvel com um pano macio.



- Como diluente, o álcool fluidifica o verniz para as unhas que se tornou demasiado espesso.



Importante:
- Para limpar os metais, o álcool desnaturado nunca deve ser misturado com água. Repare que álcool desnaturado também remove bem as nódoas dos tecidos, mas desbota os que são frágeis.



- Encontra-se à venda álcool com o nome de "álcool para uso doméstico". Este álcool poe ser misturado com água e serve para limpar vidros, espelhos e superfícies plásticas.


Amoníaco ou Alcali


Utilização:
O Amoníaco é, efectivamente, alcali volátil. Os seus vapores são desagradáveis e, por vezes irritantes. Utilize de preferência o amoníaco desnaturado a 22º (menos concentrado) vendido ao público em garrafas de litro.


Emprego:
- O amoníaco neutraliza o odor da roupa lavado com lixívia.



- Na proporção de 1/6 para 5/6 de volume de água, o amoníaco retira as nódoas de gordura dos tecidos, com excepção das lãs e das sedas de cor que desbotam sob a sua acção. É utilizado para limpar golas e punhos das peças de vestuário de Inverno e peles.



- O amoníaco remove marcas antigas de transpiração e de sangue.



- Desentope as canalizações de forma eficaz.



- Remove o verniz antigo. Uma limpeza com amoníaco dos móveis envernizados permite uma bela renovação.



- Limpa vidros e espelhos.


Importante:
O Amoníaco nunca é utilizado puro, mas diluído.
Não feche os recipientes que contêm amoníaco com uma rolha de cortiça, a rolha será corroída.



Autor desconhecido
Compilação recolhida na Net


ooooOOOoooo


Nota :


Em baixo, texto copiado para informar e ajudar… do site : http://www.ka-international.com


REGRAS BÁSICAS


Para eliminar as manchas há que ter em conta as seguintes regras básicas :


· A facilidade da eliminação de manchas depende do tipo de fibra.


· Perante uma mancha, há que actuar rapidamente, evitando que esta seque, para tal há que procurar tirar ao máximo a mancha por absorção (por exemplo com um pano de papel. Apertar, mas não roçar).


· Se possível, não deixar secar as manchas de substâncias aquosas (fruta, vinho, tomate). Limpar previamente com água quente com sabão e em seguida limpar localmente com cuidado. Aclarar bem e lavar a alta temperatura antes que seque. As manchas de sangue têm de ser enxaguadas previamente com água fria ou tépida e lava-las logo em água fria (não pôr lixívia).


MANCHAS MAIS HABITUAIS.


AQUARELA: desaparece aplicando uma mistura de água e amoníaco. Se a mancha já estiver seca, humedeça um pano com gasolina e aplique-o com cuidado sobre as manchas. ÁGUA: Coloque a zona suja sobre vapor de água a ferver, retire a nódoa do vapor e, por último, roce a mancha com um pano.


AZEITE: Coloque um bocado de papel secante sobre a mancha para que absorva a maior quantidade possível de liquido. Depois lave a nódoa com sabão e muita água quente.


BARRO: Elimina-se passando uma escova depois de seco. O detergente tira os restos amarelentos dos tecidos laváveis, porem no caso dos tapetes e estofo deve-se passar um pano humedecido em vinagre ou álcool metílico.


GRAXA: A aguarrás dissolve as manchas dos sapatos nos tapetes e sofás. Uma vez dissolvido utiliza-se um champô para tapeçarias ou uma espuma seca.


BREU OU ALCATRÃO: Com benzina ou dissolvente tira-nódoas ou na tinturaria. CANETA: Tratar localmente com álcool.


CAFÉ/CACAU: Tratar com benzina ou dissolvente tira-nódoas ou lavar bem em seguida com água fria.


CERA: Raspar a cera. Os restos que ficam passar o ferro pondo o tecido entre papeis absorventes. Depois lavar normalmente.


CERVEJA: Geralmente as manchas de cerveja desaparecem com água tépida e sal porem, em função do tipo de tecido, pode utilizar um tratamento mais concreto: para algodão utilize água tépida e detergente; para os de lã limpe as nódoas com água tépida, cubra-o com pó talco e depois escove; para os de seda utilize água misturada com um pouco de álcool.


CHOCOLATE: Para eliminar este tipo de nódoas em tecidos de algodão, pode aplicar sobre a zona a tratar água quente, ou então água na qual junta um pouco de bórax. Se tratar de lã ou seda, utilize uma mistura de água e um pouco de amoníaco.


PASTILHA ELÁSTICA: Aplicar um spray especial para pastilhas elásticas ou esfregar em seguida com um cubo de gelo.


ESPINAFRE: As manchas desaparecem esfregando uma batata crua. Depois só terá que lavar o tecido com sabão e enxágua-la com abundante água morna.


FRUTA: Lavar em seguida com água fria e depois lavar normalmente.


GORDURA: Cobrir a nódoa fresca com pó talco. Deixar repousar algumas horas e escovar.


FERRUGEM: Pode empregar sumo de limão em vez de tira-nódoas para óxido.


ERVA: Humedecer com álcool e lavar, se necessário. FULIGEM: Nunca limpe as nódoas de fuligem com água. Seja qual for o tipo de tecido ou material, ponha sal sobre a zona manchada e em seguida passe uma escova.


OVO: Lave o tecido com detergente e água. Outra opção é esfregar com uma esponja ensopada em água fria e salgada e depois enxaguar o tecido até que a nódoa desapareça.


VERNIZ DE UNHAS: Para eliminar este tipo de nódoas sobre lã, passe sobre a zona afectada um pano previamente humedecido em acetona.


LICOR: As nódoas de licor de um tecido eliminam-se enxaguando-as primeiro com água tépida e em seguida lavando-as normalmente.


MANTEIGA: Em tecidos de algodão, lã ou seda eliminam-se aplicando um papel absorvente sobre a nódoa. Depois polvilhar a zona com pó talco e elimina-lo lentamente com uma escova.


MERCÚRIO CROMO: Para tecidos brancos e de cores sólidas, misturar água a ferver, detergente líquido e um pingo de amoníaco e aplicar na zona manchada com algodão. Se tratar de lã ou seda, molhe a mancha com água fria e em seguida esfregue com uma solução composta por duas partes de água e uma de álcool.


MOSTARDA: Se a nódoa for recente, aplique um detergente suave diluído em água e esfregue com os dedos; em seguida passe na zona suja uma esponja humedecida em solução de água oxigenada e amoníaco.


BATON: Para lã ou algodão, embebeda um trapo com éter e aplique-o sobre a zona suja. Em seguida lave o tecido.


COLA: Tratar varias vezes com acetona, lavar.


PINTURA: Se a mancha é recente utilize aguarrás. Se já está seca, pode lavar com água e sabão, e deixar de molho várias horas sem enxaguar; depois elimina a pintura raspando-a com uma faca e tire o resto esfregando com aguarrás.


SANGUE: Lavar o quanto antes com água fria ou ligeiramente tépida e um pouco de detergente. SUOR: Escovar com vinagre ou álcool diluído.


TINTA: Em caso de lã ou algodão, limpe a nódoa com sumo de limão ou leite quente e depois lave; se os tecidos a tratar forem seda, aplicar sumo de limão diluído em água.


TINTA CORRETORA: O primeiro a fazer é raspar a nódoa em seco. Em seguida, humedeça o revés da zona afectada com terebintina. Por ultimo, lave o tecido com água à qual previamente juntou detergente e uma colher de amoníaco.


TOMATE: Enxaguar com água tépida, se necessário, pôr de molho uma a três horas em água tépida e detergente bioactivo, enxaguar e lavar normalmente.


VINAGRE: No algodão, lã ou seda em primeiro lugar, há que esfregar a zona afectada com umas gotas de amoníaco ou de bicarbonato; em seguida deve-se enxaguar o tecido com água fria e, por ultimo, lavar normalmente.


VINHO TINTO: Lavar em seguida, depois de ter tratado a nódoa com sumo de limão.


LAVAGEM DO TECIDO. REGRAS GERAIS.


· Não deixar que o tecido se suje demasiado antes de lavar.


· Ter sempre o tecido seco e arejado antes de lavar.


· Não encher em demasiado a maquina de lavar.


· Não atingir nunca a temperatura indicada como máxima.


· As temperaturas altas são sempre prejudiciais para os tecidos.


· Nunca experimente com manchas rebeldes, deixe-as para profissionais.


· Lavar sempre a seco as peças com forro e entretelas.


· Usar detergentes neutros para tecidos delicados.


LAVAR À MÃO.


· Nas primeiras lavagens na água podem desbotar, pelo que deve lavar o tecido sozinho.


· Deve sempre lavar em água fria e sem deixar de molho.


· Deixar que o sabão ou detergente se dissolva todo antes de introduzir o tecido.


· Não esfregar o tecido, só espremer com suavidade.


· Enxaguar bem.


SECAR.


· Dobrar os tecidos para evitar que o peso os deforme.


· Não expor o tecido directamente ao Sol nem vento forte, especialmente se for de cor.


· Se o secar num estendal interior procurar que exista corrente de ar.


· Os tecidos de malha devem ser envolvidos numa toalha e deixar secar sobre uma superfície, sem pendurar nem expor ao Sol ou a um aquecedor.


· Os tecidos propensos a deformações, devem ser esticadas ao secar para que recuperem a sua forma.


· O centrifugado e secar directamente ao sol tende a comprimir os tecidos.


USO DA LIXIVIA.


· Antes de aplicar a lixívia, ver bem os símbolos da etiqueta.


· Usar só a frio e uma hora como máximo.


· Não usar recipientes de ferro, cobre ou latão.


· Os branqueadores são preferíveis à lixívia, esta desgasta as fibras do tecido.


ENGOMAR.


· Classificar a roupa segundo os símbolos da etiqueta e começar a engomar com uma temperatura mais baixa.


· Para passar a uma temperatura mais baixa esperar uns minutos.


· Engomar com um tecido ligeiramente húmido.


· Eliminar com um trapo húmido qualquer resto que se tenha aderido ao ferro antes que se esfrie.


 CARACTERÍSTICAS DOS PRINCIPAIS TECIDOS. TECIDOS NATURAIS:


LÃ: Encolhe se for lavada a temperaturas muito elevadas e deforma-se se for pendurada para secar. É um bom isolador térmico e tem grande poder absorvente e capacidade de recuperação. Como inconveniente há que destacar que tende a encolher e amarelecer.


ALGODÃO: Encolhe se lavado a temperaturas muito elevadas, resiste bem ao ferro e se for de cor, na primeira lavagem não misturar com outros.


LINHO: Deve ser lavado sempre à mão, nunca se deve centrifugar nem lavar a temperaturas muito altas e resiste bem ao ferro. É fresco e de agradável ao tacto e resiste bem à sujidade. O seu único inconveniente é a forte tendência para amachucar-se.


SEDA : Não aguenta temperaturas muito altas nem ser centrifugado, se tiver nódoas rebeldes é necessário a atenção de um profissional e deve ser engomado sem vapor e a temperatura baixa. Trata-se de um tecido forte, ligeiro, de tacto agradável e fixa bem as cores. Por outro lado é sensível ao roçar e ao suor.


TECIDOS ARTIFICIAS. ACETATO, RAYON E VISCOSE:


NÃO se deve centrifugar para evitar deformações. Tem um tacto agradável e fixa bem as cores. Há que ter cuidado porque ardem com facilidade e carregam uma forte electricidade estática.


TECIDOS SINTÉTICOS. POLIÉSTER, NYLON E LYCRA.


São altamente sensíveis ao calor, devem ser lavados em água tépida e engomar a baixa temperatura sem vapor. São tecidos muito resistentes, amachucam-se pouco e fixam bem as cores. Como inconveniente há que mencionar que ardem com facilidade e carregam uma forte electricidade estática. Ler bem as etiquetas que acompanham a roupa. Fim Importante: Se algum de vocês for proprietário de algumas destas imagens, artigos, textos, etc. e não queira que sejam publicados neste site, fico agradecido que mo digam... retirarei imediatamente.




 


Não se esqueçam de fazer uma visita ao : LIVRO DE VISITAS


Importante: Se algum de vocês for proprietário de algumas destas, imagens, artigos, textos, links,etc. e não queira que sejam publicados neste site, fico agradecido que mo digam... retirarei imediatamente.


 Praia campo e ferias

Inquérito
São/Ser... Marinheiros da Armada PRT
Por Opção de Carreira
Por gostar dos Navios
Pelo prazer no Mar
Ver Resultados

Rating: 3.8/5 (970 votos)




ONLINE
3





Partilhe este Site...

 

Brandy

Vídeo de Brandy

 

 

Direitos de Autor

 

 

bandeira

Clicar na Bandeira

 

 

Portugal Institucional  

  

Filhos da Escola

  

Meu outro Site 

 

marujo

 

 

iate 7

Navegando

 

 

caravela

 

COMUNIDADES.NET

CRIAR SITES GRATIS

CRIAR BLOGS GRÁTIS

 

 

navio guerra

 

 

Sites Úteis

Portugal

Gov. Portugal 

Portal do Cidadão 

Tempo Pt

Tempo Ca

Sismos Pt

Serras Pt

Marés de Peniche

Tempo Maritimo

Pesca Pt

Praias Pt

Fauna Pt

Oceanário Pt

Répteis em Portugal

Répteis de Portugal

Mundo pt 

aeiou Pt

Sapo Pt

Clix Pt

Wikipédia Pt

Google Pt

Google Ca

Portugal M. .. Fr

La Toile  Ca

Luso Fr

Astronomia

Medicina

Espaço

 

navio guerra

 

Sites Especiais

 

Chez Claudy

Ivana

Pierrette

P.Libório

Tasca da Elvira

Joaquim Oliveira

Cebarre

Marinha e Navios

Coisas antigas especiais

 

 

galeao

 

Biblioteca Virtual Mundial

   

 navio guerra

 

Monsanto-Portugal

 

 

marinheiro 10

 

 

 

 

 

 

 

 golfinho 1

 

Conversor
Monetário
universal

 

 

 submarino

Visitas Virtuais

 

P. Ajuda

M. Alcobaça

P. Queluz

P. Sintra

M. da Batalha

M.dos Gerónimos

 

estrela2

 

 

 ÚLTIMA
Actualização
21/05/2013

 

 

estrela2

  

AVG Antivírus Free pt

Anti-vírus da Microsoft

Gratuito OpenOffice pt

Kizoa.com

 

 

caravela 

 

 

Pré-História... Península Ibérica

 

 

m 

 

 

Caldas da Rainha

 

 

 submarino

 

 

Lagos-Portugal

  

 

 traineira

 

 

Gripe... Como se Proteger

 

 

 

 garrafa

 

 

Portal do Eleitor

 

 

  farol moderno 

 

 

Viriato

 

 

 

boia

 

 

Puro Sangue Lusitano

 

 

 

bussula

 

Nostradamus

 

  

 

galeao

 

 

 

cavalo marinho

 

 

 

 galeao

 

 

 

Locations of visitors to this page

Agradecido

Pelas Visitas.

Seria gentil e

agradável

deixar Comentário

no Livro de Visitas

 

 

 

garrafa

 

 

*  E-mail 

 

 

G ¡£ ö ¢ ä

 

traineira

 

 

marinheiro 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

golfinho 1

 

 

associações

 

 

marinheiro 10

 

 

 

 

 

 

 

BRIOSA

Marinha Portuguesa

Na Rota da Sagres

N.M.A. da Lousã 

Filhos da Escola 3/61 

Meio Seculo

Filhos da Escola 64

Companhia2 FZ

ValedeZebro

Giloca

Cordeiro2

Creoula

Lista de Navios

Marinha/Wikipedia

Fuzileiros P/Sempre

Fuzileiro/Mergulhador

J M Louro Lucas

Boina dos Fuzileiros

Fuzileiros Força de Elite

  

golfinho 1

 

 

 

 

 

 

PPS Amor

Perigos na Net

Pessoas na Net

 

 

  barco de guerra

 

 

 

barco de guerra

 

 

Os comentários são da

exclusiva responsabilidade

dos seus autores. Eliminarei

os comentários injuriosos

detectados ou que me

sejam comunicados.

 

 

G ¡£ ö ¢ ä

  

 

Dr

Com Saúde?

 

Art 

Artiste Peintre

Denise Faucher

 

 Blog de uma amiga com um excelente trabalho.

 Blog da Princesa

 

Blog do Giloca/Virgílio Cordeiro

Blog do Virgilio Cordeiro

 

 http://virgiliopscordeiro2.no.comunidades.net

 

Minha 2ª Página Pessoal 

 

Gil

Meu Link... Se acharem

que sou merecedor!

 

 bandeira pt

Portugal Vale a Pena

Clicar na Bandeira PRT

 

Artur Agostinho

Sou do Sporting

«E sou um gajo porreiro»

 

 Última Revisão em:

 

  

 

 

 

golfinho

 

PPS... Lindos

Mundo Subaquático

Mar de Galiza

rotagenda

Alertas de mau tempo atuais para Portugal